Travagem autónoma de emergência reduz acidentes em 38%

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Travagem autónoma de emergência reduz acidentes em 38%

Mensagem por MC em Sab Maio 30, 2015 1:12 pm

A Euro NCAP e a ANCAP, organismos independentes que avaliam a segurança dos automóveis na Europa e Austrália-Ásia, publicaram um estudo no qual demonstram a vantagem dos sistemas autónomos de travagem de emergência em condições de utilização real, revelando que a adopção daquela tecnologia permitiu uma redução de 38% em colisões com o veículo da frente.

Este estudo, publicado na edição online do jornal ‘Análise e Prevenção de Acidentes’, reforça o papel importante dos sistemas de travagem autónomos em condução urbana, indicando que em velocidades baixas – entre os 30 km/h e os 50 km/h – a taxa de colisões entre veículos foi reduzida em 38%.

Estudos anteriores já haviam previsto benefícios derivados desta tecnologia, mas até ao momento ainda não existiam estudos comprovativos sobre a mesma. Assim, a Euro NCAP em associação com a ANCAP, lançou-se num estudo denominado ‘Validação da Segurança Automóvel através de Meta-Análise’ (VVSMA), agrupando peritos de governos, industria, consumidores e seguradoras. Este grupo reuniu dados de cinco países europeus, mais a Austrália, utilizando um formato de análise padronizado.

A conclusão foi clara: os sistemas de travagem autónoma de emergência (AEB) reduziram a probabilidade de colisões com veículo da frente em 38%, comparado com veículos equivalentes sem AEB.

Com estes dados, a publicação concluiu que a tecnologia de travagem autónoma em caso de emergência, que permite parar o veículo ou reduzir de forma drástica a velocidade do mesmo caso o condutor não o faça, necessita de ser aplicada a mais automóveis rapidamente de forma a melhorar a segurança rodoviária, tanto em cidade como fora dela.

“Estes resultados apoiam firmemente a nossa decisão de tornar a tecnologia AEB um factor discriminatório chave na avaliação de segurança dos novos veículos. Através do VVSMA, vamos continuar a monitorizar a sua eficácia na redução de colisões traseiras de forma a validar e a melhorar a atribuição de estrelas a nível global”, referiu Michiel van Ratingen, secretário-geral da Euro NCAP.
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