Mitos automóveis em que as pessoas ainda acreditam

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mitos automóveis em que as pessoas ainda acreditam

Mensagem por MC em Qui Out 01, 2015 4:03 pm

Ao longo dos tempos sempre foram aparecendo mitos e lendas, por isso, não é de estranhar que isso também aconteça no setor automóvel. Conheça aqui alguns dos mitos automóveis em que muitas pessoas ainda acreditam, sendo que muitos deles nem sequer se aproximam da realidade.

Caixa manual é mais eficiente que uma automática

Durante muito tempo isto foi verdade, pois o facto de o condutor poder escolher a mudança em que conduz e altura em que a muda, influencia o consumo. Um condutor que tenha como objetivo obter o melhor consumo possível pode-o conseguir mais facilmente com uma caixa manual, pois poderá prever o trajeto que se segue e como tal escolher a melhor mudança e a altura certa para a meter.

No entanto com a grande evolução das caixas de velocidades automáticas, chaga-se a ter caixas com 8 velocidades, como é o caso da BMW, desta forma por existirem mais relações será mais fácil atingir um consumo melhor, pois o motor irá trabalhar em menos rotações.

Um combustível mais forte torna o carro mais potente


Em várias ocasiões isto pode acontecer, como recorrer a uma gasolina com mais octanas. Mas mesmo que ateste o seu carro com uma gasolina com mais octanas pode não corresponder a mais potência, pois o fabricante pode não ter preparado o motor para tal.

Há ainda quem ache que se colocar combustível de avião, o automóvel passará a circular de uma forma «louca». A verdade é que os motores dos automóveis não estão preparados para andar com querosene e como tal se o colocar o carro irá parar de imediato.

Dar um tiro num depósito de combustível provoca uma explosão

Este deve ser um dos mitos mais conhecidos que existe, graças ao cinema onde é mais do que habitual vermos filmes onde após um tiro no depósito de combustível o carro explode numa enorme bola de fogo.

Este mito foi testado pelo programa “Caçadores de Mitos” que dá no Discovery Channel onde se verificou que após se balear um depósito de combustível este nunca explodia, estivesse cheio ou quase vazio. O que acontece é que a bala apenas perfura o depósito sem provocar qualquer faísca que possa incendiar o combustível, existindo apenas derrame de combustível.

Circular com ar-condicionado é mais económico do que andar com os vidros abertos

Este mito foi igualmente testado pelo programa “Caçadores de Mitos” onde testaram realizar o mesmo trajeto com um determinado carro, primeiro com o ar-condicionado ligado e depois com os vidros abertos.

A conclusão foi que fica mais barato, a nível de consumo de combustível, circular com os vidros abertos do que com o ar condicionado. O que pode esperar é um carro com o interior mais sujo.

Usar o telemóvel numa bomba de gasolina é perigoso

Certamente todas as pessoas já reparam que quando vão abastecer existe um sinal que proíbe o uso de telemóvel naquela zona. Isto porque se pensa que os vapores da gasolina, por algum motivo, irão entrar em combustão devido ao wireless do telemóvel.

Estudos levados a cabo por várias instituições concluíram que não existe nenhuma relação entre ambos, assim como não existem registos de incidentes onde isto tenha ocorrido.

Atestar o depósito de manhã fica mais barato

Há quem acredite que ao atestar o seu depósito de combustível de manhã ou quando o tempo está mais frio irá conseguir colocar mais combustível pelo mesmo dinheiro… isto porque pensam que a gasolina irá depois expandir quando o tempo aquecer.

Isto até poderia ser verdade, mas a verdade é que as bombas de gasolina possuem os seus depósitos no subsolo a uma temperatura constante, por isso, ela não irá variar entre a manhã e a tarde.

O automóvel é uma boa proteção em caso de tiroteio

Outro mito fortemente popularizado pelo cinema é que ao se esconder atrás de um automóvel em caso de tiroteio estará protegido das balas. Isto apenas será verdade se a bala for de um calibre muito pequeno, pois uma bala de calibre normal irá atravessar um carro sem qualquer problema.

Os automóveis modernos são fabricados em materiais leves como alumínio e plástico, pelo que uma bala não terá qualquer dificuldade em atravessá-lo… por isso, mais vale esconder-se atrás de uma parede.

Gasolina de marca branca prejudica o seu carro

Muitas pessoas acreditam que ao abastecerem num posto de abastecimento de marca branca como o dos hipermercados acabará por estragar o seu carro. Segundo um estudo levado a cabo pela DECO onde recorreu a 4 automóveis novos e iguais a diesel, cada um a abastecer num posto de abastecimento de marca diferente, constatou que tal não é verdade.

Após realizar alguns milhares de quilómetros os motores dos 4 carros foram desmontados para verificar quais os danos ocorridos durante esse período. Constatou-se que não existia qualquer diferença entre os que abasteceram combustível premium e os que abasteceram combustível de marca branca. Também se constatou que o consumo não variava significativamente entre ambos.

O que acontece é que as marcas premium adicionam alguns aditivos ao seu combustível para melhorar o seu desempenho, agora cabe-lhe a si decidir se compensa pagar a diferença de preço.
avatar
MC
Admin

Mensagens : 1626
Data de inscrição : 05/04/2013

http://transitoesinalizacao.omeuforum.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum